SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES NO ANO DE 2017

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
    10 de janeiro

Uma grande estrutura que atende 20 mil famílias lemenses. Entre os mais variados programas, a SADS atende desde criança até os idosos em todos os bairros do município.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nos últimos dias um balanço das atividades desenvolvidas em 2017 e apresenta a prestação de contas à população lemense.

As ações da SADS estão divididas em basicamente 3 tipos de programas: Programas de Proteção Social Básica, Programas de Proteção Social Especial e Programas de Ações Estratégicas.

Dentre as atividades da Proteção Social Básica, o Centro de Referência da Criança atendeu cerca de 260 crianças, em cinco bairros do município: Jardim Bonsucesso, Jardim Saulo, Jardim das Palmeiras, Jardim Imperial e Jardim Itamaraty. As crianças puderam contar com dança, oficinas, artesanatos, música, entre tantas outras atividades.

As duas unidades do Centro de Referência do Adolescente, localizadas no bairro Santa Rita e no Jardim Itamaraty, atenderam mais de 100 adolescentes, com projetos de judô, capoeira, kung fu e tantas outras atividades. Já o Centro de Referência da Juventude atendeu em 2017 cerca de 500 participantes, que tiveram a oportunidade de aprender muitos cursos profissionalizantes e participar de muitas oficinas.

Com a função de fortalecer a proteção das famílias e prevenir a ruptura dos vínculos familiares e promover a melhoria da qualidade de vida, o Centro de Referência da Assistência Social atendeu mais de 3 mil famílias e o Programa Fortalecendo a Família, desenvolvido nos CRAS, atendeu cerca de 100 famílias em 2017. O Programa Bolsa Família beneficia em Leme cerca de 1500 famílias lemenses e todo mês a SADS disponibiliza no portal da prefeitura, a lista mensal de beneficiários do programa.

O Jardim Empyreo, região beneficiada pelo Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, também não ficou de fora dos projetos em 2017. O Centro de Assistência Social Empyreo atendeu mais de 1000 famílias referenciadas, que puderam participar de várias atividades como futebol, ginástica, zumba, passeios, palestras e muito mais.

“Em 2017, também atendemos mais de 500 pessoas, entre todos os CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que contempla as medidas socioeducativas e atendimento a pessoa em situação de rua. Tivemos também o atendimento no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, os benefícios eventuais e grande atendimento realizado no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, que está com nova sede e ampliou o número de pessoas atendidas e as oficinas oferecidas. Trabalhamos muito em 2017 para dar uma estrutura básica adequada e agora neste ano que se inicia, vamos ampliar e melhorar o atendimento assistencial em nosso município”, afirma Josiane Pietro, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

A melhor idade também teve uma atenção especial da SADS. A Casa Dia do Idoso atende cerca de 60 participantes e em 2018, esse número será ampliado com a inauguração de uma nova unidade da Casa Dia do Idoso. O Centro de Convivência do Idoso atendeu cerca de 1600 pessoas e o Centro de Referência do Idoso teve a participação de mais 300 pessoas. São quase 2 mil pessoas da melhor idade desenvolvendo atividades específicas e grande acolhimento.

A SADS conta ainda com o Centro de Geração de Trabalho e Renda que atendeu no ano passado mais de 440 participantes, a Central de Monitoramento e Execução do Cadastro Único com cerca de 9500 famílias cadastradas, a Central de Monitoramento e Avaliação, Programa de Habitação Popular, a Casa dos Conselhos, a Central de Penas e Medidas Alternativas e a Central de Apoio às Entidades do Terceiro Setor.

“Tenho acompanhado o empenho de toda a equipe da SADS e vi que muitos programas que estavam parados, voltaram a funcionar. O Programa Auxílio Transporte, motivo de reclamação em anos anteriores, atendeu 530 beneficiários e sem atrasos no repasse. O Programa Bolsa de Estudos beneficiou 558 estudantes em busca de uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Sem contar as importantes campanhas assistenciais desenvolvidas pela secretaria, como a Campanha do Agasalho, Natal Solidário, as conferências, os eventos de conscientização por toda a cidade, com palestras e debates dos mais variados temas. É uma estrutura grandiosa que atende muitas pessoas e vamos ampliar os serviços em 2018”, afirma o Prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está localizada à rua Cel. João Franco Mourão, 308, Centro e informações podem ser obtidas através do telefone 3573.6040

Secretaria de Comunicação Social