Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho com prestação de contas – 2017

EMPREGO - INDÚSTRIA - COMÉRCIO
    06 de fevereiro

Atendimentos do PAT, Banco do Povo, Procon e outros serviços prestados estão entre as atividades da pasta.

A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho é responsável por diversos serviços prestados à população lemense e também realiza em conjunto com a Secretaria de Indústria e Comércio ações que busquem a implantação de novas empresas em Leme, visando sempre a geração de emprego e renda, dentre os quais podemos citar:

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece diversos serviços gratuitos à população. Em 2017, foram mais de 24 mil atendimentos para a intermediação de mão de obra e 718 vagas captadas junto às empresas de Leme e região. Ao todo, 339 trabalhadores foram contratados por intermédio do PAT. Foram formadas 3 turmas do Time do Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo que atende pessoas desempregadas em busca de novos rumos profissionais, buscando a autoafirmação de suas habilidades e competências. Foram emitidas 2.070 carteiras profissionais. Também através do PAT, foram mais de 6 mil habilitações do Seguro Desemprego, sempre amparando o trabalhador de acordo com sua necessidade.

No Banco do Povo Paulista foram 1.375 atendimentos e 127 financiamentos contratados, ajudando pequenos empresários na expansão de seus negócios e contribuindo para a geração de novas vagas de trabalho.

O PROCON – Serviço de Proteção ao Consumidor, atendeu cerca de 5.842 reclamações relacionadas ao Direito do Consumidor, de diversas naturezas. Cabe ao PROCON também o desbloqueio da Nota Fiscal Paulista.

Através de convênio entre a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, a emissão de RG passou a ser feita no novo prédio do Centro de Desenvolvimento Econômico e em 2017 foram emitidos 1.959 RGs.

“Criamos o Centro de Desenvolvimento Econômico de Leme, com instalações amplas e adequadas, para abrigar a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Indústria e Comércio. Com as novas instalações, além da redução do valor de aluguel para os cofres públicos, firmamos convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, que passou a atender no mesmo espaço e também com a Polícia Civil (emissão de RG), aumentando a oferta de serviços ao cidadão lemense”, afirma Maurício Rodrigues Ramos, Secretário de Emprego e Relações do Trabalho.

Entre as atividades da pasta, foram muitas as participações em reuniões, conselhos e organizações, com a finalidade de buscar o desenvolvimento de Leme. Em 2017, destacam-se o apoio ao Grupo CORAGEM - Comitê Realizador de Ações Gestoras de Mudanças, a renovação do convênio com o PAT, a participação no CODEL – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Leme, a divulgação e inscrições para o processo seletivo da CEMMIL, abrindo 20 novas vagas para serviços gerais e a divulgação do processo seletivo do IBGE para agente censitário municipal (ACM), agente censitário supervisor (ACS) e recenseador.

“Acompanhei o trabalho do Maurício Rodrigues Ramos durante o ano de 2017, com participação no Fórum Regional de Assistência Social, Emprego e Renda, visita à Usina BIOSEV para aplicação do Programa VEM (Vivenciar, Entender e Multiplicar) e também à empresa TS Tech do Brasil, para que os funcionários do PAT pudessem entender melhor as necessidades do empregador, além de várias visitas a outras empresas e empregadores durante todo o ano. O empenho dos secretários Maurício Rodrigues Ramos e Alex Oliveira contribuiu para que Leme, depois de 3 anos, pudesse mais uma vez fechar com números positivos na geração de emprego”, afirma o Prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.

Em 2017 foram retomadas as atividades da Comissão Municipal de Emprego, com a eleição do novo presidente, Sr. Laércio Antônio Barbieri, e da nova secretária executiva, Sra. Ana Cláudia Indalécio. Os artesãos de Leme também tiveram uma atenção especial, através de reuniões mensais e organizações de eventos, feiras e viagens.

Outro fator positivo implantado pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, foi o entendimento que era necessário traçar um perfil profissional para cada vaga de emprego aberta, facilitando a seleção de candidatos que atendessem o perfil buscado pelos empregadores. A seleção de candidatas às vagas de costureira para a TS Tech do Brasil e o apoio à pessoa com deficiência, são alguns exemplos de atividades expandidas e melhoradas no ano de 2017.

A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho está localizada no Centro de Desenvolvimento Econômico de Leme, situado à Praça Manoel Leme, 36, no Centro, e informações podem ser obtidas através do telefone 3573-3560.