SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRESTA CONTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM 2017

MEIO AMBIENTE
    09 de janeiro

O maior desafio foi à recuperação do Aterro Sanitário interditado na administração passada

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez um levantamento de todos os serviços prestados pela pasta no ano de 2017. Os serviços realizados vãos desde a produção de mudas no Viveiro Municipal até o recolhimento de pneus abandonados por toda a cidade.

Durante todo o ano foram produzidas 6 mil mudas de árvores no Viveiro Municipal, das quais 2.286 foram entregues à população para plantio. Foram realizadas 528 podas de árvores e 125 supressões e/ou retiradas de arvores em situação de risco.

Também foram recolhidos 17.122 pneus abandonados, que poderiam se transformar em foco do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Mais de 180 quilos de pilhas e baterias usadas também foram retirados do meio ambiente e tiveram a sua correta destinação.

O Parque Ecológico Mourão, que em 2018 passará por uma reestruturação, obteve mais de 42 mil visitas e em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e a TS TECH do Brasil, recebeu o projeto Grafitto, que tem como finalidade o ensino da arte urbana aos jovens lemenses.

O aterro sanitário municipal foi motivo de atenção especial. A atual administração recebeu, como herança da administração, o local interditado devido a CETESB considerar que de 2013 a 2016 o local vinha sendo operado através de medidas ineficazes, levando o aterro municipal a ser considerado um dos piores aterros do Estado de São Paulo. Com muito trabalho e seriedade, o aterro foi recuperado e um novo módulo está pronto, aguardando a liberação junto à CETESB para seu funcionamento imediato.

“Foi um trabalho árduo para cumprir todas as exigências. Mas com muita capacidade técnica e muita competência, resolvemos o problema do Aterro, recuperando-o de acordo com todas as exigências da CETESB e já construímos um novo módulo, que garantirá a correta destinação do lixo doméstico de Leme por muitos anos”, afirma Márcio Storto, Secretário de Meio Ambiente.

Outra conquista da Secretaria de Meio Ambiente foi a inauguração do Setor de Atendimento Médico Veterinário, que é destinado a atender animais abandonados e de pessoas comprovadamente de baixa renda. De 13 de novembro até 29 de dezembro de 2017, o Setor de Atendimento Médico Veterinário já realizou 602 atendimentos gratuitos à população.

“Essa é mais uma conquista para nossa cidade. Era uma reinvindicação da população e começamos a estudar uma maneira eficiente de atendê-la. O resultado mostra que foi uma decisão acertada e para 2018 vamos ampliar os serviços oferecidos pelo Setor de Atendimento Médico Veterinário”, afirma Wagner Ricardo Antunes Filho, Prefeito do Município de Leme.

 

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme
 

clique na foto para ampliar