SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRESTA CONTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM 2017

09 de janeiro

O maior desafio foi à recuperação do Aterro Sanitário interditado na administração passada

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez um levantamento de todos os serviços prestados pela pasta no ano de 2017. Os serviços realizados vãos desde a produção de mudas no Viveiro Municipal até o recolhimento de pneus abandonados por toda a cidade.

Durante todo o ano foram produzidas 6 mil mudas de árvores no Viveiro Municipal, das quais 2.286 foram entregues à população para plantio. Foram realizadas 528 podas de árvores e 125 supressões e/ou retiradas de arvores em situação de risco.

Também foram recolhidos 17.122 pneus abandonados, que poderiam se transformar em foco do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Mais de 180 quilos de pilhas e baterias usadas também foram retirados do meio ambiente e tiveram a sua correta destinação.

O Parque Ecológico Mourão, que em 2018 passará por uma reestruturação, obteve mais de 42 mil visitas e em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e a TS TECH do Brasil, recebeu o projeto Grafitto, que tem como finalidade o ensino da arte urbana aos jovens lemenses.

O aterro sanitário municipal foi motivo de atenção especial. A atual administração recebeu, como herança da administração, o local interditado devido a CETESB considerar que de 2013 a 2016 o local vinha sendo operado através de medidas ineficazes, levando o aterro municipal a ser considerado um dos piores aterros do Estado de São Paulo. Com muito trabalho e seriedade, o aterro foi recuperado e um novo módulo está pronto, aguardando a liberação junto à CETESB para seu funcionamento imediato.

“Foi um trabalho árduo para cumprir todas as exigências. Mas com muita capacidade técnica e muita competência, resolvemos o problema do Aterro, recuperando-o de acordo com todas as exigências da CETESB e já construímos um novo módulo, que garantirá a correta destinação do lixo doméstico de Leme por muitos anos”, afirma Márcio Storto, Secretário de Meio Ambiente.

Outra conquista da Secretaria de Meio Ambiente foi a inauguração do Setor de Atendimento Médico Veterinário, que é destinado a atender animais abandonados e de pessoas comprovadamente de baixa renda. De 13 de novembro até 29 de dezembro de 2017, o Setor de Atendimento Médico Veterinário já realizou 602 atendimentos gratuitos à população.

“Essa é mais uma conquista para nossa cidade. Era uma reinvindicação da população e começamos a estudar uma maneira eficiente de atendê-la. O resultado mostra que foi uma decisão acertada e para 2018 vamos ampliar os serviços oferecidos pelo Setor de Atendimento Médico Veterinário”, afirma Wagner Ricardo Antunes Filho, Prefeito do Município de Leme.

Secretaria de Comunicação Social